quarta-feira, 12 de março de 2008

A Nomenclatura

Você já deve ter percebido que não me refiro à Bruxaria com esse nome. Bem, há muitos nomes para tal. Não gosto muito de usar essa nomenclatura, embora seja a mais conhecida, porque as pessoas já "olham meio torto". Prefiro usar as que mais parecem eufemismo. E acho que é por isso que há tantos nomes para ela, pois são eufemismo ou uma maneira de esconder dos preconceituosos.
Geralmente, seus praticantes são conhecidos como bruxos (witches), pagãos (pagans) ou wiccanos (wiccans). Aqui no Brasil, há pessoas que em vez de falar "wiccano", chamam simplesmente de wicca (exemplo: minha amiga é wicca), alguns adotam o termo em inglês, enquanto há ainda outros que decidiram chamar de wiccaniano. Costumo usar "wiccano", mas não digo que estas maneiras estão erradas. Adote a que você mais se familiarizar.
Há uma coisa muito interessante que eu gostaria de ressaltar. A palavra "witch", para os praticantes pertencentes a língua inglesa, se refere tanto a homens quanto a mulheres, assim como a palavra "teacher". É verdade sim. Muitas pessoas pensam que "witch" é destinado a mulheres e "warlock" a homens. "Warlock", que seria traduzido como "bruxo" ou "feticeiro" em português, mas não existe, não é aceito para esses praticantes, porque seu verdadeiro significado é "aquele que não mantém (ou não cumpre) suas promessas" ou até no sentido de mentiroso.
Bruxaria, Wicca e Paganismo (e outro termos) devem ser grafados com maiúscula quando referidos à religião ou aos seus praticantes e com minúscula quando referidos ao conceito popular do termo.
Originalmente, as denominações mais utilizadas são Bruxaria (Witchcraft), Wicca ou Paganismo ou Neo-Paganismo (Paganism). Mas entre os três há diferenças. Explicarei a grosso modo.
A Bruxaria é um termo mais geral, pois pode se referir às bruxas boas e às más. Os preconceituosos só pensam no sentido ruim da palavras, mas se esquecem que existe o outro lado da moeda. Mas vejo a Bruxaria sendo a maneira mais tradicional de usar a Magia. E muitos wiccanos se referem a boa prática da Magia como simplesmente Bruxaria.
Conheça os outros nomes da Bruxaria: Velha Religião ou Antiga Religião (Old Religion), A Arte (The Craft), Antiga Arte, Arte dos Antigos ou Arte dos Sábios. Alguns destes termos podem não ser usados em algumas tradições dentro da Wicca.
Wicca é o termo usado para os adeptos da natureza e da prática da Magia, chamada também de Bruxaria Moderna. Tecnicamente, não pode haver um wiccano mau - digo isso dos wiccanos verdadeiros, com o enfoque no já iniciados -, pois a maldade viola muitas leis da Magia e da Wicca. Conclui-se então que é uma religião tão boa quanto as que os preconceituosos adotam.
Já o Paganismo (ou Neo-Paganismo) é relacionado àqueles que tem amor pela natureza e desejam o bem. Não tem necessariamente um deus ou deusa, e nem sempre praticam Magia (ou senão nem praticam). Encaram as coisas de modo mais natural e vêem os feitos naturais com encanto. O Neo-Paganismo é o ressurgimento do Paganismo nos dias de hoje.
Destas coisas, podemos perceber que nem todo bruxo é pagão ou wiccano, todo wiccano é pagão e bruxo, mas nem todo pagão é wiccano ou bruxo. Só para você entender melhor: A Wicca está para o Catolicismo assim como o Cristianismo está para o Paganismo. Todo católico é cristão, mas nem todo cristão é católico. Ao meu modo de ver, o Cristianismo e o Paganismo são crenças, pois são mais amplas, e dentro delas há religiões, doutrinas mais específicas.
Espero que este texto seja útil e interessante, que sirva para ajudar. Mas deixo claro que este é o meu ponto de vista.
Assim seja.

0 Bruxedos:

)O( Calendário )O(

01.03: Matronália em Roma e na Grécia; um festival de Hera e Juno Lucina. Entre os Celtas, o Festival de Rhinnon.
04.03: Na Grécia, Antestéria, o festival das flores, dedicado a Flora e Hécade. Lua Crescente.
05.03: Celebração de Ísis como a protetora dos navegantes, barcos, pesca e da jornada final da vida.
11.03: Lua Cheia.
14.03: Diásia, para proteger-se da pobreza, na Grécia
17.03: Festival de Astarde em Canaã. Em Roma, a Liberália, o festival feminino da liberdade. 
18.03: Dia de Sheelah a Irlanda, em honra a Sheelah-na-Gig, a deusa de fertilidade. Lua Minguante.
19-23.03: O panateneu Menor na Grécia, m honra a Atena.
20.03: No Egito, o festival da colheita de Primavera, honrando a Ísis.
21.03: Equinócio de Primavera, Sabbath de Mabon. Festival de Kore e Deméter na Grécia. Durante quatro dias, após o equinócio, Minerva era homenageada em Roma. 
22-27.03: Hilária, festivais em honra a Cibele, na Grécia.
23.03: Quinquátria, o nascimento de Atena/Minerva em Roma.
26.03: Lua Nova. 
29.03: Delfínia, ou Ártemis Soteira, festival de Ártemis na Grécia Expulsão dos maus demônios no Tibete
30.03: Festival de Eostre, a deusa germânica da Primavera, renascimento, fertilidade, e da Lua.
31.03: Festival romano de Luna, a deusa da Lua.

Na Lua Cheia, temos o festival do Barco Dragão na China.
 
template by suckmylolly.com flower brushes by gvalkyrie.deviantart.com