quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Janeiro: A Lua do Lobo

Saudações renascentes!
Depois de quase um ano, cá estou de volta. Pretendo atualizar com mais frequência, embora quase ninguém se interesse por isso aqui. Até eu me desinteressei... Mas já passou. Agora pretendo atualizar no mínimo duas vezes por mês.
E como foi o Yule e o Ano Novo? Espero que bem com muitas bênçãos dos Antigos.
Aproveitando o embalo de Ano Novo, pesquisei algumas coisas sobre o mês de Janeiro.

JanoA palavra "janeiro" vem do nome de um deus romano, Jano (do latim Janus), uma homenagem ao deus dos portões e portas, inícios e fins, o passado e o futuro; representado por uma figura com duas faces olhando em direções opostas. Janeiro é o mês que "olha" para os dois anos, traz consigo as sementes do ano que se inicia, mas também é tempo de juntar o lixo do ano que passou, amarrá-lo bem e jogá-lo fora. Os druídas tinham como hábito, nesse mês, fazer escolhas e buscar proteção e orientação espiritual para enfrentar os desafios do ano que se iniciava.
A Lua do Lobo também é chamada de Lua Quieta, Lua Distante, Lua Casta, Lua dos Antepassados e Fearn - Alder Moon (Lua do Alno), para os celtas. Ela nos ensina que devemos nos livrar do que é velho, desgastado, ultrapassado em nossas vidas. A energia dessa lunação é propícia para que se resolvam problemas pessoais que só dizem respeito a nós mesmos, além de que peçamos proteção para nós e nossas famílias (propícia a ritos de proteção e reversão de feitiços). É um tempo de preparação para as mudanças que almejamos. Durante este mês, o fluxo energético está lento e abaixo da superfície.
Mas, apesar de ser o tempo de separar o joio do trigo*, não podemos esquecer do Passado. O contato com os antepassados é parte essencial na vida de uma bruxa. Amorosos e sempre prontos a nos ajudar, nossos ancestrais mortos se dispõe a atender a nossos pedidos e nos dão força nos momentos difíceis.
O primeiro passo para você assegurar a comunicação com seus antepassados que habitam outros planos é lembra-se deles - mesmo daqueles que nunca conheceu. Assim, dedique o mês de janeiro também às recordações. Pense nas crianças que morreram antes de se tornar adultas ou menos antes de nascer. Folheie antigos álbuns de família, olhe os retratos dos parentes que já fizeram a viagem para os planos espirituais. Relembre também os amigos que se perderam nessa caminhada.
Para homenagear esses mortos queridos, coloque lugares extras à mesa, como se eles fossem seus convidados. Prepare e coma deliciosos doces e chocolates em memória das crianças e faça alguns dos pratos favoritos dessas pessoas falecidas. E nunca pense nos seus mortos com tristeza, pois se eles perceberem que você está triste também ficarão infelizes.

A primeira Lua Cheia de 2009 será no dia 11 de Janeiro. Abaixo, alguns bruxedos para a Lua Cheia de Janeiro:

)O( Comemore a primeira Lua Cheia do ano acendendo uma vela branca no primeiro degrau de uma escada de sua casa (pode ser uma escada simbólica, feita com livros, por exemplo). Isso significa que você está disposto a receber todas as Luas do ano com amor e fé. A Lua agradecerá e um importante elo de Magia se fará entre você.

)O( Na Lua Cheia de Janeiro acontecia o Festival Lunar Chinês de Ch'ang-O, protetora das crianças e dos quartos de dormir. Para invocá-la, acenda uma vela branca e coloque ao lado de uma estatueta ou desenho de uma lebre (animal que lhe era sagrado). Faça o seu pedido e, em seguida, agradeça, atirando um beijo para a Lua.

)O( Segundo as antigas lendas, quem quiser sonhar com o seu verdadeiro amor, deve dizer enquanto olha para a primeira Lua Cheia do ano:

Lua, Lua, conte para mim
Quando verei meu verdadeiro amor
Que belas roupas devo vestir?
Quantos filhos darei à luz?
Pois se meu amor não vier até mim
Escura e triste será minha vida.

)O( Na noite de Lua Cheia, para se comunicar com um antepassado, encha uma vasilha de vidro com água e jogue uma pequena pedra dentro dela. Observe atentamente a água e concentre-se. Depois de algum tempo de meditação, você receberá uma mensagem, que poderá vir na forma de um pensamento ou mesmo pelo som de uma voz distante.

)O( Para adquirir mais energia e estimular os poderes ocultos, e ainda para curar males, faça o seguinte: Na noite de lua cheia pegue uma garrafa de água mineral e coloque à luz da lua. Deixe a garrafa lá a noite toda se energizando, e antes do sol nascer, recolha a garrafa. Essa água deve ser bebida em jejum.


*Talvez uma referêcia ao Arcano XIII, do Tarot, A Morte.


Referências Rápidas:
  • Mês: Janeiro.
  • Polaridade: Masculina.
  • Cor: Vermelho, carmesim.
  • Letras: F, V.
  • Significado: Ajuda em escolhas; orientação espiritual e proteção.
  • Propriedades mágicas: Espiritualidade, Ensino, Magia relativa às Estações, Respeito, Bravura.
  • Outros nomes: Lua da Eficácia, Lua da Utilidade, Lua da Auto-orientação.


***

Mais para frente, colocarei um calendário com as datas das lunações, Sabás, Esbás e datas de diversas divindades.Vou juntar meu diário virtual de sonhos com esse blog.
Assim seja!

0 Bruxedos:

)O( Calendário )O(

01.03: Matronália em Roma e na Grécia; um festival de Hera e Juno Lucina. Entre os Celtas, o Festival de Rhinnon.
04.03: Na Grécia, Antestéria, o festival das flores, dedicado a Flora e Hécade. Lua Crescente.
05.03: Celebração de Ísis como a protetora dos navegantes, barcos, pesca e da jornada final da vida.
11.03: Lua Cheia.
14.03: Diásia, para proteger-se da pobreza, na Grécia
17.03: Festival de Astarde em Canaã. Em Roma, a Liberália, o festival feminino da liberdade. 
18.03: Dia de Sheelah a Irlanda, em honra a Sheelah-na-Gig, a deusa de fertilidade. Lua Minguante.
19-23.03: O panateneu Menor na Grécia, m honra a Atena.
20.03: No Egito, o festival da colheita de Primavera, honrando a Ísis.
21.03: Equinócio de Primavera, Sabbath de Mabon. Festival de Kore e Deméter na Grécia. Durante quatro dias, após o equinócio, Minerva era homenageada em Roma. 
22-27.03: Hilária, festivais em honra a Cibele, na Grécia.
23.03: Quinquátria, o nascimento de Atena/Minerva em Roma.
26.03: Lua Nova. 
29.03: Delfínia, ou Ártemis Soteira, festival de Ártemis na Grécia Expulsão dos maus demônios no Tibete
30.03: Festival de Eostre, a deusa germânica da Primavera, renascimento, fertilidade, e da Lua.
31.03: Festival romano de Luna, a deusa da Lua.

Na Lua Cheia, temos o festival do Barco Dragão na China.
 
template by suckmylolly.com flower brushes by gvalkyrie.deviantart.com