segunda-feira, 23 de março de 2009

Março: A Lua da Tempestade

Marte

A palavra "março" deriva de Marte, uma homenagem ao deus que traz vitalidade, deus da guerra, protetor do gado, dos campos e das fronteiras, da agricultura, além de contras as doenças. Seu nome é de origem desconhecida, mas seu nome mais antigo parece ser Marmors, que pode ter a ver com "mármore" (em latim "marmor"), que era usado para marcar fronteiras entre terras. Na Roma Antiga, Março era o primeiro mês do ano, iniciado 21 de março, no equinócio. Os rituais feitos eram de purificação e regeneração das armas e dos campos, pois os agricultores tinham que cultivar e proteger suas terras.
Marte é o Poder Protetor, a agressividade dirigida pela luta, a coragem para todo tipo de batalha: bélica, do dia a dia, do trabalho, da defesa da comunidade, até ideológica, etc. É uma força que pode nos levar a enfrentar algo quase impossível, apenas pelo dever de o fazer. É também a consciência de que, enquanto houver seres humanos, a guerra nunca acabará, pois que sempre existiu e é inerente aos homens.
A Lua de Tempestade também é conhecida Lua dos Ventos, Lua Quaresmeira, Lua do Arado, Lua do Corvo, Lua do Olho Interior e Nuin - Ash Moon (Lua do Freixo) para os celtas. Traz energias de recomeço, prosperidade, libertação e equilíbrio. É necessário que nos harmonizemos com as energias tempestuosas e guerreiras deste nos desfazendo de ilusões, encarando verdades muitas vezes dolorosas, renovando nossos relacionamentos (afetivos e profissionais) e, principalmente buscando nosso equilíbrio e crescimento pessoal. A luz do mês de março dá a oportunidade de iniciar novos projetos e empreendimentos e crescer em todos os sentidos, mas, para isso, devemos aprender a transmutar sentimentos e ilusões que em nada contribuem para nossas vidas.
O dom de enxergar além das aparências é inerente a todas as bruxas. Neste mês você poderá trabalhar sua capacidade de enxergar as verdades que estão ocultas. Para que essa sensibilidade se manifeste, porém, você precisará aperfeiçoar sua relação com o mundo. Diariamente, exercite esse dom de "observar" o universo:
  1. Ao acordar, dirija-se à janela e olhe o dia. Perceba como está o tempo. Chove? Faz Sol? Olhe bem para o céu.
  2. Ao tomar o café da manhã, sinta o sabor dos alimentos. Comente com os outros o que está a sentir.
  3. Ao sair de casa, observe atentamente o caminho, parando sempre que alguma coisa chamar a sua atenção.
  4. Cumprimente gentilmente todas as pessoas que passarem por você, mesmo aquelas que não conhece.
  5. Ao encontrar um amigo, converse com ele e diga o quanto está feliz por vê-lo.
  6. Dê atenção a todos animal que encontrar.
  7. Ao entardecer, suspenda as suas actividades e observe o dia que termina. Perceba as cores, os sons, os cheiros, os movimentos da natureza.
  8. Ao jantar, converse com os outros sobre os acontecimentos do dia e agradeça pelo alimento que agora você come.
  9. Antes de dormir, "converse" com a noite e diga-lhe que você deseja ampliar a sua visão interior.
Alguns bruxedos para este mês:

)O( Recolher água da chuva em potes para encantamentos. Os guardiões são os Silfos, quando chove muito, os Silfos estão festejando, não é bom reclamar!

)O( Na Lua Cheia, peça permissão para tirar sete folhas de sete árvores diferentes. Deixe dormir sob o luar. Coloque-as depois em um saquinho e carregue contigo. esse amuleto tem o poder de aumentar seu magnetismo pessoal.

)O( Faça uma cara na maçã com cravos na Lula Cheia. Coloque em um recipiente com pouquinha água, e deixe dormir no luar. Essa antiga brincadeira atrai os Elementais que trazem alegria e magia ao lar.

)O( O dia 6 sempre foi considerado bastante negativo, devido à influência do planeta Marte. Portanto, é melhor evitar atitudes arriscadas ou precipitadas nesse dia, então procure relaxar e manter o equilíbrio.

)O( No dia 24, acontece a Comemoração de Cibele, deusa romana conhecida como a Mãe dos Deuses e Rainha da Noite. Uma deusa do submundo, da vida e da morte e dos mistérios sagrados. Se deseja saber algo sobre a sua vida ou sobre uma questão específica, invoque nessa noite os poderes dela. Acenda um incenso de purificação e uma vela lilás e faça as perguntas a ela por meio do oráculo de sua preferência. Anote em um pedaço de papel tudo aquilo que lhe for revelado para um melhor entendimento dos acontecimentos futuros.


Referências Rápidas:
  • Mês: Março.
  • Polaridade: Feminina.
  • Cor: Verde.
  • Letras: N.
  • Significado: Fechado em uma adeia de eventos; sentindo-se limitado.
  • Propriedades mágicas: Prosperidade, Proteção, Cura.
  • Outros nomes: Lua das Águas, Lua da Castidade.
***


[Desculpem-me pelo atraso.]

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Fevereiro: A Lua do Gelo

Pesquisando sobre o mês de Fevereiro, descobri até coisas interessantes, e que há dois possíveis porquês desse nome.
Este mês, temos o Sabbath de Lammas (Lughnasadh) (1-2 de Fevereiro), mas não vou abordá-lo agora.
O primeiro: a palavra "fevereiro" (latim februarius) vem de Februus, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca. Em sua honra, comemorava-se a Februália, que coincidia com outra festividade, a Lupercália, que era em honra ao deus Fauno (para os romanos) ou (para os gregos). Na Februalia, eram oferecidos sacrifícios ao mortos para apaziguá-los.
O segundo: a palavra "fevereiro" vem de Februa, antiga deusa romana do amor e da paixão, era mãe de Marte, deus da guerra. Estava ligada a festividade de purificação (Februália?), onde os romanos iluminavam as ruas para que Marte ficasse comoido com as honras dedicadas a sua mãe e trouxesse-lhes a vitória. Os ritos à Februa foram transfomados na comemoração cristã de São Valentim, daí o dia dos namorados no Hemisfério Norte, nesse período aconteciam também as Festividades de Juno, Dianna e Afrodite. As romanas deixavam-se açoitar por jovens que cobriam o rosto com o couro de bodes sacrificados e pintavam o corpo com sangue para que Juno evitasse a esterilidade feminina.

A Lua do Gelo também é conhecida como "Lua Selvagem", "Lua da Fome", "Lua Vermelha da Limpeza", "Lua da Busca do Conhecimento" ou Saille - Willow Moon (Lua do Salgueiro), para os celtas. Para os antigos druídas, o lema do mês era a busca do equilíbrio, mesmo que isso significasse a passagem por caminhos dolorosos. É um período excelente para fortalecer o espírito e se aproximar das divindades que cultuamos e nas quais acreditamos. A energia é favorável às práticas oraculares e também à purificação em todos os sentidos, além da busca pela cura, pelo crescimento, pelo amor e pelo perdão (inclusive de si mesmo). A lunação encerra velhos ciclos e nos prepara para novas realizações, experiências de vida e relacionamentos.
Mas é um período que favorece o estudo. Sabemos que as nossas irmãs do passado foram mulheres do povo, que não tiveram acesso a uma educação formal, mas contaram com os benefícios de uma sabedoria ancestral e uma intuição aguçadíssima. Hoje, que podemos nos aventurar pelas sendas dos conhecimentos antes reservados aos homens, temos o dever de aproveitar essa oportunidade para aprimorar nossa cultura. É o momento de você ler e adquirir novas informações, ampliando seus horizontes. É assim que você vai cumprir um dever para com suas antepassadas bruxas, que sofreram por não poderem penetrar num mundo praticamente exclusivo dos homens. 

A Lua Cheia este mês será dia 9. Alguns bruxedos para este mês:

)O( Nesse período, quando acontecem o Festival de Diana e o Festival do Amor de Afrodite, o momento é propício para o Ritual da Lua Cheia. Aproveite a entrada da Lua Cheia em fevereiro para fazer o seguinte ritual: tome um banho relaxante e vista algo vermelho. Perfume-se, acenda uma vela vermelha, leia uma poesia romântica em voz alta e peça aos deuses e deusas do amor que lhe abençoem com um amor sincero e duradouro. Se já o tem, peça que proteja esse amor e que fortaleça essa relação.

)O( Em todas as noites desse mês, prepare um chá com folhas frescas de artemísia (de preferência, plantadas e colhidas por você mesma), erva que estimula o intelecto e favorece o aprendizado. Enquanto saboreia o chá, dedique-se à leitura ou ao estudo. Dê preferência às obras de filosofia, aos poemas e aos clássicos da literatura. Mesmo que, no começo, o desafio pareça grande demais, insista. Invoque a poderosa deusa Atena, senhora do conhecimento, para que ela ajude você nesse aprendizado. Aos poucos, sua mente se tornará mais ágil e você começará a aprender com muito mais facilidade. Se você necessita de um estudo mais específico, orientado para um objetivo determinado - algo ligado ao seu trabalho, por exemplo, aproveite o mês de agora para colocar esse projeto em prática e mergulhar nos livros.

)O( Colha sete folhas de árvores diferentes e deixe-as "dormindo" sob uma pedra da lua nesta noite. Na manhã seguinte, coloque as folhas em um saquinho da cor do seu signo e leve-o com você. Este amuleto lunar tem o poder de aumentar nosso magnetismo pessoal.

)O( Fevereiro é mês das fadas (principalmente as caseiras), acenda uma vela verde ou um incenso para elas. É apropriado enfeitar os vasos de plantas com laços vermelhos. No último dia do mês coloque uma cabeça de alho nas janelas para proteger a casa durante o restante do ano.


Referências Rápidas:
  • Mês: Fevereiro.
  • Polaridade: Feminina.
  • Cor: Cores brilhantes.
  • Letra: S.
  • Significado: Equilibrando sua vida.
  • Propriedades mágicas: Amor, cura, proteção, fertilidade, Magia para mulheres.
  • Outros nomes: Lua das Bruxas, Lua da Balança.
***

Fontes:

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Janeiro: A Lua do Lobo

Saudações renascentes!
Depois de quase um ano, cá estou de volta. Pretendo atualizar com mais frequência, embora quase ninguém se interesse por isso aqui. Até eu me desinteressei... Mas já passou. Agora pretendo atualizar no mínimo duas vezes por mês.
E como foi o Yule e o Ano Novo? Espero que bem com muitas bênçãos dos Antigos.
Aproveitando o embalo de Ano Novo, pesquisei algumas coisas sobre o mês de Janeiro.

JanoA palavra "janeiro" vem do nome de um deus romano, Jano (do latim Janus), uma homenagem ao deus dos portões e portas, inícios e fins, o passado e o futuro; representado por uma figura com duas faces olhando em direções opostas. Janeiro é o mês que "olha" para os dois anos, traz consigo as sementes do ano que se inicia, mas também é tempo de juntar o lixo do ano que passou, amarrá-lo bem e jogá-lo fora. Os druídas tinham como hábito, nesse mês, fazer escolhas e buscar proteção e orientação espiritual para enfrentar os desafios do ano que se iniciava.
A Lua do Lobo também é chamada de Lua Quieta, Lua Distante, Lua Casta, Lua dos Antepassados e Fearn - Alder Moon (Lua do Alno), para os celtas. Ela nos ensina que devemos nos livrar do que é velho, desgastado, ultrapassado em nossas vidas. A energia dessa lunação é propícia para que se resolvam problemas pessoais que só dizem respeito a nós mesmos, além de que peçamos proteção para nós e nossas famílias (propícia a ritos de proteção e reversão de feitiços). É um tempo de preparação para as mudanças que almejamos. Durante este mês, o fluxo energético está lento e abaixo da superfície.
Mas, apesar de ser o tempo de separar o joio do trigo*, não podemos esquecer do Passado. O contato com os antepassados é parte essencial na vida de uma bruxa. Amorosos e sempre prontos a nos ajudar, nossos ancestrais mortos se dispõe a atender a nossos pedidos e nos dão força nos momentos difíceis.
O primeiro passo para você assegurar a comunicação com seus antepassados que habitam outros planos é lembra-se deles - mesmo daqueles que nunca conheceu. Assim, dedique o mês de janeiro também às recordações. Pense nas crianças que morreram antes de se tornar adultas ou menos antes de nascer. Folheie antigos álbuns de família, olhe os retratos dos parentes que já fizeram a viagem para os planos espirituais. Relembre também os amigos que se perderam nessa caminhada.
Para homenagear esses mortos queridos, coloque lugares extras à mesa, como se eles fossem seus convidados. Prepare e coma deliciosos doces e chocolates em memória das crianças e faça alguns dos pratos favoritos dessas pessoas falecidas. E nunca pense nos seus mortos com tristeza, pois se eles perceberem que você está triste também ficarão infelizes.

A primeira Lua Cheia de 2009 será no dia 11 de Janeiro. Abaixo, alguns bruxedos para a Lua Cheia de Janeiro:

)O( Comemore a primeira Lua Cheia do ano acendendo uma vela branca no primeiro degrau de uma escada de sua casa (pode ser uma escada simbólica, feita com livros, por exemplo). Isso significa que você está disposto a receber todas as Luas do ano com amor e fé. A Lua agradecerá e um importante elo de Magia se fará entre você.

)O( Na Lua Cheia de Janeiro acontecia o Festival Lunar Chinês de Ch'ang-O, protetora das crianças e dos quartos de dormir. Para invocá-la, acenda uma vela branca e coloque ao lado de uma estatueta ou desenho de uma lebre (animal que lhe era sagrado). Faça o seu pedido e, em seguida, agradeça, atirando um beijo para a Lua.

)O( Segundo as antigas lendas, quem quiser sonhar com o seu verdadeiro amor, deve dizer enquanto olha para a primeira Lua Cheia do ano:

Lua, Lua, conte para mim
Quando verei meu verdadeiro amor
Que belas roupas devo vestir?
Quantos filhos darei à luz?
Pois se meu amor não vier até mim
Escura e triste será minha vida.

)O( Na noite de Lua Cheia, para se comunicar com um antepassado, encha uma vasilha de vidro com água e jogue uma pequena pedra dentro dela. Observe atentamente a água e concentre-se. Depois de algum tempo de meditação, você receberá uma mensagem, que poderá vir na forma de um pensamento ou mesmo pelo som de uma voz distante.

)O( Para adquirir mais energia e estimular os poderes ocultos, e ainda para curar males, faça o seguinte: Na noite de lua cheia pegue uma garrafa de água mineral e coloque à luz da lua. Deixe a garrafa lá a noite toda se energizando, e antes do sol nascer, recolha a garrafa. Essa água deve ser bebida em jejum.


*Talvez uma referêcia ao Arcano XIII, do Tarot, A Morte.


Referências Rápidas:
  • Mês: Janeiro.
  • Polaridade: Masculina.
  • Cor: Vermelho, carmesim.
  • Letras: F, V.
  • Significado: Ajuda em escolhas; orientação espiritual e proteção.
  • Propriedades mágicas: Espiritualidade, Ensino, Magia relativa às Estações, Respeito, Bravura.
  • Outros nomes: Lua da Eficácia, Lua da Utilidade, Lua da Auto-orientação.


***

Mais para frente, colocarei um calendário com as datas das lunações, Sabás, Esbás e datas de diversas divindades.Vou juntar meu diário virtual de sonhos com esse blog.
Assim seja!

)O( Calendário )O(

01.03: Matronália em Roma e na Grécia; um festival de Hera e Juno Lucina. Entre os Celtas, o Festival de Rhinnon.
04.03: Na Grécia, Antestéria, o festival das flores, dedicado a Flora e Hécade. Lua Crescente.
05.03: Celebração de Ísis como a protetora dos navegantes, barcos, pesca e da jornada final da vida.
11.03: Lua Cheia.
14.03: Diásia, para proteger-se da pobreza, na Grécia
17.03: Festival de Astarde em Canaã. Em Roma, a Liberália, o festival feminino da liberdade. 
18.03: Dia de Sheelah a Irlanda, em honra a Sheelah-na-Gig, a deusa de fertilidade. Lua Minguante.
19-23.03: O panateneu Menor na Grécia, m honra a Atena.
20.03: No Egito, o festival da colheita de Primavera, honrando a Ísis.
21.03: Equinócio de Primavera, Sabbath de Mabon. Festival de Kore e Deméter na Grécia. Durante quatro dias, após o equinócio, Minerva era homenageada em Roma. 
22-27.03: Hilária, festivais em honra a Cibele, na Grécia.
23.03: Quinquátria, o nascimento de Atena/Minerva em Roma.
26.03: Lua Nova. 
29.03: Delfínia, ou Ártemis Soteira, festival de Ártemis na Grécia Expulsão dos maus demônios no Tibete
30.03: Festival de Eostre, a deusa germânica da Primavera, renascimento, fertilidade, e da Lua.
31.03: Festival romano de Luna, a deusa da Lua.

Na Lua Cheia, temos o festival do Barco Dragão na China.
 
template by suckmylolly.com flower brushes by gvalkyrie.deviantart.com